terça-feira, 14 de abril de 2009

Sylvia 98D


Bom, tava na dúvida de como escrever alguma coisa, então esperei alguém escrever para eu ter uma idéia. Eu tenho uma tendência a falar/escrever muito, tipo o CB (ou Barrão). Acho que a minha vida foi bem o que se espera de alguém que quer ser pesquisador algum dia. Vou falar o que eu faço hoje em dia e daí eu explico como cheguei até aqui. Hoje estou trabalhando como pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo em Sete Lagoas - MG.
Ah, e eu sou a Sylvia (com "ç", Sylvão, Syl, da 98D). Descobri que queria fazer biologia aos 14 anos, quando comecei a usar a hora do recreio para medir características de plantas quando se aplicavam hormônios vegetais. Daí veio colegial, prestar vestibular e tals, prestei Bio, passei e comecei na grandiosa turma 98D.
Com a Bio vieram as coisas boas, amigos, excursões (nem sempre boas, mas sempre com risadas), Bello, truco, cerveja, festa, festas, baladas, congregação, representação discente, república, chácaras do Inferno, BioArt, festa junina, feirinha, bandeijão, Alphabio (sim, tenho muito orgulho de ter participado da criação e fundação dessa empresa júnior), Atlética (muito orgulho de ter ajudado a construir e ter conhecido tanta gente legal), FEF (com todos os esportes, técnicos e sol), Interbio (mega importante na minha vida), Plástico Bolha (time de Hand Bio Unicamp), Força Ogra (time de basquete Bio Unicamp), Hand da Unicamp, Lau, campeonatos variados, Interanos, Intercursos (depois Olimpíadas).
Como vocês perceberam, esporte foi algo muito importante na minha vida de Unicamp, e para falar verdade acho que foi o que me segurou. Eu pensei em largar no segundo ano e ir prestar agronomia, mas daí minha mãe me conveceu a ficar, comecei a fazer estágio no IAC com nutrição de plantas, e depois no CBMEG com transformação de plantas, no laboratório do prof. Adilson Leite. Fiz iniciação, prestei prova de doutorado (foi quando comecou o advento do doutorado direto), e comecei o meu projeto, até que por uma dessas grandes infelicidades da vida, meu orientador faleceu. Foi um deus nos acuda, arrumei outro orientador (Jose Andres Yunes, grande figura que me acolheu e Paulo Arruda, que continuou a dar todo o suporte necessário). Importante dizer que continuei jogando nesse período e indo as Interbios (8 jogantes e uma passando vontade), nesse meio tempo além do meu amado projeto com o sorbitol, dei monitoria na BG581, participei de curso de férias, e me meti em outros projetos, terminando assim em 2006 o doutorado. No semestre anterior eu fui a um congresso nos USA onde conheci a minha supervisora de pós-doc, fiz o contato inicial, escrevi projeto, consegui dinheiro e lá fui eu para a University of Florida, onde fiz pos-doc por 2 anos e meio. Muito importante mencionar, é que antes de ir para o pós-doc eu prestei o concurso da Embrapa, meio que na empolgacão de ver como era, todo mundo iria prestar, etc. Fui para ficar 1 ano nos USA, as coisas foram dando certo, conseguimos a aprovação de outro projeto e um belo dia estou lá trabalhando quando recebo uma ligação, que mudou a minha vida. Era o convite para ir trabalhar na Embrapa em Sete Lagoas, e eis que no comeco de 2009 eu volto e começo a "trabalhar de verdade". Ainda não posso falar muito como é, mas acho que é a verdadeira entrada na vida adulta, com muito mais responsabilidades, menos festas e amigos, mas com alegria de ter um salário de verdade, fazendo o que eu gosto.
Acho que por enquanto é isso....mais por vir, pois ainda não sei se este é realmente o meu fim.
--
--
Sylvia Morais de Sousa
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=11921671274526314447

Nenhum comentário:

Postar um comentário